Achadinhos da Semana,  Brasil,  Destinos,  Dicas,  Exótico

Melhores destinos para praticar ecoturismo no Brasil

Ecoturismo é a “arte” de aproveitar a viagem em meio a natureza, de forma consciente e de modo a explorar ao máximo fauna e flora do destino. E no Brasil, natureza é o que não falta.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 6 biomas continentais no país, cada um com suas características, o que o transforma em uma vitrine de diversidade de espécies animais e vegetais .

O número de cachoeiras, rios, montanhas, praias, então, é impossível contar. Só bacias hidrográficas, que desaguam em diversos estados do país, são 12. Por isso, para o ecoturismo, viajar no Brasil é um paraíso. Então, veja os destinos brasileiros mais recomendados para se aventurar na natureza.

1. Bonito

Gruta Lagoa Azul em Bonito (MS)

Em janeiro de 2020, a cidade mato-grossense-do-sul foi eleita pelos leitores e especialistas da revista Viagem e Turismo, referência no segmento, o melhor destino para ecoturismo no país.

As votações acontecem anualmente há 18 anos e só na primeira edição a cidade ficou de fora. Nos outros 17 estava entre os concorrentes e por 14 anos consecutivos foi vencedora da categoria.

Isso com certeza tem a ver com a natureza extremamente conservada de lá, por meio de políticas rigorosas para o controle do impacto ambiental no turismo, implementadas desde a década de 90. Hoje, para mergulhar nos rios e grutas, é feito o exercício de flutuação como uma forma de preservar a cor cristalina das águas, por exemplo.

Ainda assim é a melhor alternativa para quem quer experimentar umas férias na natureza, mergulhando em rios cristalinos, explorando grutas  e cavernas, observando paisagens, florestas, animais e indo dormir só depois de um banho relaxante de cachoeira. O município é realmente muito bonito!

2. Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua em Alto Paraíso de Goiás (GO)

Localizado no nordeste de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um Patrimônio Natural da Humanidade tombado pela UNESCO e aberto ao turismo. São mais de 240 hectares de natureza preservada, onde estão quedas d’água, floresta, vales, além das históricas formações rochosas herdadas do garimpo que acontecia ali, há alguns anos.

Para os turistas é um achado. Apesar de estar no coração do cerrado brasileiro, bioma tipicamente seco, na Chapada estão cerca de 2 mil cachoeiras catalogadas, fora diversas espécies de fauna e flora, ameaçadas de extinção, como as onças pintadas e o lobo-guará.

Para conhecer, basta se hospedar em algum dos seis municípios que circundam o parque e tirar os dias de viagens para explorar as trilhas. O lugar mais indicado para deixar a bagagem é no município Alto Paraíso de Goiás, onde está a principal entrada da reserva.

Na cidade você pode ainda conhecer o Vale da Lua, uma formação rochosa causada pelas correntes de água do rio São Miguel, que remete às crateras lunares. Há quem diga que a atração possui um caráter místico e emana boas energias.

3. Chapada Diamantina

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Quem pensa que a Bahia só tem o litoral para oferecer aos turistas, se enganou. O Parque Nacional da Chapada de Diamantina, é uma reserva que protege 152 mil hectares da Serra do Espinhaço, a cadeia montanhosa que vai da Bahia à Minas Gerais.

Os montes da Chapada são perfeitos para esportes como Mountain Bike, caminhadas, escaladas e nas águas dos rios e lagos que cruzam a paisagem é comum encontrar grupos mergulhando ou praticando canoagem.

No total são 33 cachoeiras, entre elas está a 5ª maior do Brasil, a cachoeira da Fumaça. Além disso, o parque ainda oferece 16 sítios históricos, 2 cavernas e 10 locais propícios para escalada. 

Os cânions, poços e a vegetação, típica da Caatinga e da Mata Atlântica, completam o cenário formando paisagens diversificadas para explorar em diferentes alturas das trilhas. Haja fôlego e memória no celular para registrar tudo que há por lá.

4. Fernando de Noronha

Cartão Postal de Fernando de Noronha em Pernambuco (BA)

Noronha dispensa apresentações. São 545 km de costa, onde vivem aproximadamente 3 mil pessoas, além de todos os turistas que visitam a ilha anualmente, dedicados a preservar e desfrutar da natureza de lá.

Em 2019 o arquipélago ganhou um presente do ecoturismo, o plástico zero. Desde abril foi colocado em prática o decreto distrital que proíbe o uso de plástico na ilha, devido aos danos que causam ao meio ambiente. Aliás, qualquer produto descartável que tem plástico na composição, ficou proibido em Noronha.

Mas nem isso, nem nenhuma outra medida de preservação, impede o destino de ser um dos melhores e mais bonitos do mundo. Muito pelo contrário, só colabora para que as paisagens sejam ainda mais raras.

Por lá você pode mergulhar e conhecer uma fauna e flora marinha incrível, de perto. Ou então andar de caiaque acompanhado(a) dos golfinhos no pôr-do-sol, já imaginou a foto? Tem ainda as praias, incluindo a mais bonita do mundo, a Praia dos Sanches, trilhas e opções deliciosas de hospedagem para descansar. É um verdadeiro paraíso!

5. Pantanal

Vista do Pantanal, Brasil

No coração do Brasil está uma das vitrines mais completas da natureza, com direito a safári , passeios a cavalo, pesca esportiva e uma selva inteira alagada para explorar. Por lá, você acorda ao som das maritacas e só descansa depois de observar a revoada dos pássaros no pôr-do-sol.

Se o que você procura é contato com a natureza, no pantanal você conhece uma variedade de animais bem de perto, como onças, tamanduás, jacarés e cobras sucuris. Claro, sempre acompanhado de um guia e em locais seguros.

Além disso, é uma paisagem rara. Só o estado do Mato Grosso do Sul abriga 65% de planície inundável, dividindo o restante com regiões do Paraguai e da Bolívia, configurando, juntos, a maior do planeta.

Mesmo com o desastre ambiental causado pelas queimadas na região, em 2020, a certeza é de que a fauna e flora rara do lugar vai continuar atraindo turistas, cada vez mais conscientes, cientes da responsabilidade de preservar e recuperar toda a natureza que existe ali.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *