Achadinhos da Semana,  Brasil,  Destaques,  Destinos,  Experiências,  Roteiros

Melhores destinos da Serra Catarinense

O Brasil é um destino para o ano inteiro e nós podemos provar. No inverno, quando o litoral perde movimento, as serras do interior conquistam as preferências dos turistas e rendem viagens incríveis. 

Uma das regiões montanhosas mais populares, principalmente no frio, quando é dominada por geadas, é a Serra Catarinense. Localizada a aproximadamente 200 km do litoral de Santa Catarina, as paisagens do interior do estado vão proporcionar uma experiência rara. 

Alô amante do frio, se preparem para ver cachoeiras congeladas, neve e muitas paisagens bonitas, nos melhores destinos da Serra Catarinense.  

Bom Jardim da Serra

Rota Rio do Rastro – Wikimidea

Uma das cidades mais frias do Brasil e com as paisagens mais exuberantes, Bom Jardim da Serra é um verdadeiro espetáculo de natureza e ótima opção para a prática de trilhas e cavalgadas.  

Entre as atrações nos limites da cidade estão a Serra do Rio do Rastro, uma estrada de 12 km um pouco antes de chegar de fato na cidade. A paisagem é tão linda, que foram construídos mirantes ao longo de todo o trajeto.  

Do alto é possível avistar cânions e cachoeiras, que, aliás, são as principais atrações do ecoturismo de lá. Os cânions mais populares, Cânion das Laranjeiras, Cânion do Funil e Cânion da Ronda, ficam em propriedades particulares e, no caso do último citado, é preciso pagar para conhecer. (O que não muda o fato de valer muito a pena). 

Nos passeios você vai encontrar uma vegetação dominada pelas araucárias, que deixam a paisagem verde e cheia de vida. Se prepare também para avistar em alguns momentos o graxaim-do-campo, animal típico da região, que vira e mexe aparece entre os turistas para se exibir.  

Lages

Centro Cultural Vidal Ramos – Wikimedia

Essa cidade que possui a maior extensão territorial de Santa Catarina é também considerada ao capital do turismo rural na região. Foi lá que surgiram os primeiros hotéis fazenda da Serra Catarinense e onde estão as festanças e centros culturais famosos da região. 

Localizada no topo do Planalto Serrano, Lages foi fundada por bandeirantes no início da formação do Brasil. Essa história é contada no Centro Cultural Vidal Ramos, instalado em um casarão que foi construído ainda no século passado.  

Na cidade também acontecem anualmente o Festival do Teatro de Lages, outra construção histórica que movimenta o turismo local e atrai milhares de pessoas todos os anos e a Festa do Pinhão, uma das maiores festas gastronômicas e culturais do sul. Em 2021 a festa foi cancelada, mas promete voltar com tudo nos próximos anos. 

Fora tudo isso, Lages também tem uma natureza exuberante de montanhas e campos, que podem render ótimas trilhas e passeios de ecoturismo. 

São Joaquim

A famosa “cidade que neva” ficou conhecida assim por estar na maior altitude da serra. Anualmente, as paisagens de São Joaquim ficam brancas no inverno, atingindo temperaturas constantemente abaixo de 0°C. Por isso, um dos rituais mais tradicionais na cidade entre os turistas é se reunirem na praça central para esperar a neve cair.  

Mas essa não é a única atração de lá. São Joaquim é também casa das melhores maçãs do país! A fruta é tão importante para a região, que no início do ano, entre março e maio, acontece o Festival Nacional da Maçã, para exaltar os produtores da fruta e celebrar a gastronomia local. 

Cerejas e uvas também têm seu lugar na cidade e, inclusive, a época de floração dos pés, deixam a cidade toda colorida de vermelho e atrai turistas a fim de degustar um bom vinho pelas vinícolas mais tradicionais.  

Aproveite o passeio para conhecer o Parte Snow Valley, outra atração famosa, que garante a diversão com arvorismo, pêndulo, tirolesa, escalada, trilhas e ainda possui uma estrutura com alojamento e camping para quem quiser imergir de vez na natureza.  

Urubici

Pedra Furada – Wikimedia

Para quem ama ecoturismo, Urubici é o destino perfeito da Serra Catarinense. Além de ser uma cidade que prioriza a preservação ambiental, o destino fica localizado no Vale do Rio Canoas, uma região encantada pela diversidade de cachoeiras, mirantes, rios, cânions, grutas, cavernas e até pinturas rupestres mantidas como patrimônio. 

As atrações são muitas! Desde uma cachoeira que chega a congelar no inverno, a Cascata Véu de Noiva, ao ponto mais alto de toda a serra, o topo do Morro da Igreja. A famosa subida está no Parque Nacional de São Joaquim e precisa de autorização para ser contemplada, então fique de olho nos requisitos antes de decidir ir. 

Para os aventureiros é comum a prática de canoagem, rapel, pesca esportiva, cavalgadas e brinquedos como tirolesa podem ser encontrados em algumas fazendas, próximo às cachoeiras. Algumas, como é o casso da Cachoeira do Avencal, possuem pousadas nos arredores e oferecem uma série de serviços voltado para a experiência na natureza. 

Enfim, sem dúvidas, em Urubici está maior estrutura turística da região. 

Urupema

Fonte: Wikimedia

Mais uma cidade que anualmente compete com as temperaturas mais baixas do país! Em Urupema, as principais atividades também giram em torno do ecoturismo, apesar de a cidade ficar para trás no quesito estrutura, quando comparada a Urubici.  

Um passeio mais que recomendado nessa região da serra é a cavalgada pela Rota de Santana. A trilha dura dois dias e percorre, de fazenda em fazenda, a história dos exploradores que construíram cada canto de lá.  

Por meio dessa atração você pode concluir o passeio pela serra conhecendo mais paisagens exuberantes e se sentindo em uma verdadeira cena de filme. Aproveite a estadia para conhecer o Morro das Torres e se encantar com os vários pinheiros que são típicos da cidade.  


Uma aventura e tanto, não é? Apesar de todos pensarem nas ilhas e praias de Santa Catarina quando o assunto é viajar rumo a esse estado, a Serra Catarinense é uma das atrações mais ricas de natureza e curiosas do país. Para uma jornada incrível pelas montanhas catarinenses, conte com um especialista e com as melhores tarifas para transporte e hospedagem. Com a Belvitur você vai longe! 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *