Brasil,  Dicas,  Exótico,  Experiências

Ecoturismo: viagens que preservam a natureza é tendência no turismo!

Em um país rico de natureza como o nosso, é extremamente importante começar a colocar em prática conceitos ecológicos, seja você um viajante ou um morador de alguma região turística.

Experimentar, entrar, cheirar, sentir e preservar os patrimônios naturais e culturais do destino são as principais formas de ter experiências únicas e fazer a diferença em todos os lugares por onde você passar.

No Brasil, essa prática ficou conhecida a partir dos anos 2000, quando surgiram os primeiros canais de divulgação do tema. Duas décadas depois o assunto ainda é polêmico e rende boas discussões.

Mas vamos lá, entenda de uma vez por todas o que é o ecoturismo e porque é uma boa notícia dizer que essa é uma tendência para o turismo mundial!

O que é ecoturismo?

Também conhecido como turismo de natureza, o ecoturismo é o conjunto de atividades de lazer em áreas naturais, preservadas e com práticas sustentáveis. A ideia é mostrar o que o meio-ambiente tem de mais bonito e ao mesmo tempo conscientizar da importância de preservar esses espaços.

O conceito é famoso e até dota alguns princípios, como “da natureza nada se tira, a não ser fotos, nada se deixa, a não ser pegadas e nada se leva, a não ser recordações”.

Então, muito além de se beneficiar das paisagens naturais durante a viagem, o objetivo do ecoturismo é tornar o ecossistema local totalmente sustentável.

Atualmente, essa proposta de turismo, a fim de diminuir a agressão ao meio-ambiente, cresce 25% ao ano e atrai pessoas do mundo todo para o Brasil! De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 10% dos turistas no planeta busca destinos com práticas sustentáveis e lazer ao ar livre, na natureza. A tendência é que em 2021 esse número cresça ainda mais!

Como eu posso praticar ecoturismo?

Poder conviver com espaços da natureza faz um bem danado para o corpo e para mente. Por isso, nas viagens a lazer, já é muito comum que existam pacotes de passeios voltados para o ecoturismo.

Listamos aqui algumas atividades de ecoturismo famosas entre viajantes que curtem a natureza. As opções são muitas e vão de esportes radicais a uma caminhada mata a dentro.

Se você não tiver feito nenhuma delas ainda, já se programe para não perder a oportunidade quando for a algum desses destinos perfeitos para o ecoturismo!

Vale lembrar que mesmo experimentando todas as opções a seguir, para praticar ecoturismo de verdade é preciso se atentar as regras ambientais do destino e cuidar para agredir o mínimo possível a natureza e o ecossistema de lá.

Então siga as orientações dos guias e respeite a cultura, os moradores, fauna e flora, por onde passar.

Tirolesa

Foto de banco de imagens gratuito.

O esporte originário da Áustria, consiste em um cabo aéreo ancorado em dois pontos distantes e uma espécie de cinto, no qual o turista se prende e flutua de um lugar ao outro.

Geralmente, as tirolesas ficam nas alturas, em montanhas, colinas, montes e exibem uma paisagem natural privilegiada.

A maior tirolesa do Brasil está em Florianópolis, Santa Catarina, a 220 metros de altura e com 653 metros de extensão. Para chegar lá em cima, no topo do Morro dos Macacos, é preciso percorrer uma trilha de 30 minutos. Mas a decida não dura mais que 90 segundos! Dá para imaginar? Adrenalina pura.

Cavalgada

Também conhecido como turismo equestre ou turismo a cavalo, é uma alternativa diferente de conhecer as paisagens do destino. Como o próprio nome diz, as cavalgadas consistem em um passeio a cavalo, ou em qualquer outro animal equestre e podem ser feitos de diferentes formas.

Existem as cavalgadas progressivas, que duram dias e passam por paisagens históricas, fazendas, campos, sempre fazendo paradas para alimentação e descanso.

Caso a ideia seja um passeio um pouco mais rápido, outra opção são as cavalgadas de ponto fixo. Nessa modalidade, você apenas faz uma excursão pela rota estipulada e volta no mesmo dia. Algumas cavalgadas podem ser acompanhadas de acampamento, uma outra aventura daquelas, além de várias outras modalidades.

O mais legal dessa alternativa é o contato próximo com o animal, a sensação incrível de liberdade e, claro, as paisagens, que não precisam ser vistas lá de cima para encherem os olhos. Uma boa pedida para quem prefere ficar com os pés no chão!

Trilhas

Uma das formas de praticar ecoturismo mais famosas com certeza são as trilhas. Andar dentro da mata para subir ou descer montanhas, encontrar nascentes, se aproximar de cada espécie da fauna e flora do lugar, ajuda a manter boas relações com a natureza e a entender a importância da educação ambiental.

No nosso país, praticamente todos os destinos oferecem alternativas de trilhas. No litoral, as rotas, mata adentro, costumam levar às praias mais reservadas. Já no interior, você consegue encontrar nos fins das trilhas, os mirantes, cachoeiras, pedras enormes e belezas naturais bem escondidas da cidade.

Apesar de geralmente exigir um pouquinho mais de esforço dos próprios turistas, principalmente as mais inclinadas, que levam a topos de morro, as trilhas compensam. Nada vale mais que o ar puro das copas das árvores e a serenidade da natureza em tudo ao seu redor.

Mergulho

Essa modalidade com certeza você já viu nos destinos praianos. Seja o mergulho com cilindro ou somente a flutuação, mergulhar no mar aberto, de água transparente, com os equipamentos corretos, é uma experiência impressionante. Imagina admirar o fundo do mar pelo tempo que quiser?!

Algumas equipes levam os turistas até ilhas ou bacias naturais para mergulhar. Sabe aquele momento de pular do barco e encarar a água do mar, no fundo mesmo? É para os corajosos.

Mas com certeza a visão compensa qualquer anseio. Vale lembrar que a prática sempre deve ser acompanhada de profissionais salva-vidas e equipamentos adequados.

Observação

Observar é a palavra-chave do ecoturismo e do turismo, no geral. Afinal, na natureza as vezes nós nos pegamos sendo meros admiradores, até sem querer. Um exemplo é quando sentamos na areia da praia e só ficamos ali, experimentando a vista.

Mas, no caso da observação como lazer é um pouco diferente. Uma das mais comuns é a observação de espécies animais, principalmente de aves. Na prática, junto com um guia e geralmente um grupo de excursão, são apresentadas algumas espécies raras do local para o turista ver de perto.

No caso de algumas espécies, é recomendado alugar ou levar um binóculo. Só assim para admirar cada detalhe.

Qual é o seu estilo?

Além desses tipos de ecoturismo, existe uma variação muito grande de atividades a serem realizadas na natureza. Dos mais famosos que listamos, qual tem mais a ver com você?

Na verdade, se for para um destino com belas paisagens naturais, garantimos que você vai encontrar de tudo e pode aproveitar um dia para cada tipo de lazer! 

Venha conferir alguns destinos para praticar ecoturismo nas lojas Belvitur e leve a gente com você nessa aventura!


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *